Impostos de empresa, ao que devo me atentar
Tudo que o Estado proporciona para a população tem um custo. Dessa forma, boa parte desse dinheiro sai da cobrança do imposto de empresas.
Esse dinheiro será o responsável por pagar a infraestrutura, saúde, educação, segurança, entre outros serviços para a população. Mas o que a empresa precisa saber a respeito do imposto que precisa ser pago?
Não se preocupe, neste post você irá entender a importância de manter os impostos da sua empresa em dia e como o planejamento tributário pode ajudar neste processo. Boa leitura!
O que é o imposto de uma empresa?
É preciso entender do que se trata esse tipo de tributação. Sendo assim, trata-se de um pagamento, que é uma obrigação das empresas, desde a sua abertura, com o próprio nome já sugere.
Logo, o imposto é um tributo cobrado pelo governo, no qual o valor é pago para custear as despesas administrativas do Estado, como as citadas no início deste texto. E quando não é feito o devido pagamento pode gerar multas e até punição legal.
De modo geral, é comum que haja esse esquecimento do que se deve e quando pagar. No entanto, é preciso ficar atento sobre quais os impostos a sua empresa paga para evitar sérias perdas no futuro.
Quais os impostos de uma empresa?
Das obrigações legais de uma organização, uma delas é a de precisar lidar com o pagamento de diferentes impostos, por essa razão é tão essencial que empresários busquem ter uma administração fiscal mais assertiva ou uma assessoria especializada, a fim de estarem atualizados e alinhados com outros setores, como o da tesouraria.
A partir desse alinhamento entre setores, o pagamento de impostos da sua empresa precisa estar em dias, do contrário, é possível que arque com com valores desproporcionais após a data.
Dessa forma, uma empresa deve pagar os seguintes impostos, divididos em:
Impostos federais
- Imposto sobre Importação (II). Se você traz mercadoria de fora do país;
- IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) valor recolhido de empréstimos, financiamentos e outras operações financeiras, e também sobre ações;
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) , cobrado das indústrias;
- IRPF (Imposto sobre o Rendimento de Pessoa Física);
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Incide sobre o lucro das empresas;
- Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR);
- Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). É cobrado sobre petróleo e gás natural e seus derivados, e sobre álcool combustível;
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Cobrado das empresas;
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Cobrança feita em cima do valor líquido da renda, antes da declaração do IR.
Impostos estaduais
- ICMS, que incide também sobre o transporte interestadual e intermunicipal e telefonia;
- IPVA;
- sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). Incide sobre herança. Caso você receba herança de algum parente.
Impostos municipais
- Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU);
- Imposto Sobre Serviços (ISS). Cobrado das empresas;
- Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos (ITBI), que é sobre a compra e venda de imóveis.
Agora que já entendeu quais são os principais impostos a serem pagos no país, é preciso entender como um bom planejamento tributário auxilia na hora de efetuar pagamentos.
Com o planejamento tributário ajuda no imposto de uma empresa?
Uma forma de ajudar as empresas a pagar menos impostos é o planejamento tributário. Isso porque ele otimiza a gestão financeira da sua empresa e contribui para manter o negócio legalizado.
Também chamado de elisão fiscal, o planejamento tributário evita a sonegação fiscal e facilita a escolha do regime tributário correto para o faturamento da empresa.
Diante disso, entenda a diferença entre essas formas de tributação abaixo.
Diferença entre o imposto de uma empresa e o tributo:
É comum muitos empreendedores terem essa dúvida, pois não dominam o assunto, porém, o pagamento de impostos é uma obrigação para legalizar a empresa e ter tranquilidade no seu orçamento financeiro.
Por isso, aqui está a definição de cada termo tributário para não confundir mais:
Tributo
Pode ser entendido como uma quantia financeira na qual as pessoas e as empresas devem pagar por terem algum tipo de riqueza.
Imposto
Já os impostos são encargos que incidem sobre patrimônios, rendas e consumo. Em que o seu arrecadamento é destinado ao pagamento de custos do Estado.
Logo, o imposto da sua empresa é um tipo de tributo.
Em suma, é possível perceber que existem inúmeros impostos no Brasil. Apesar de ser um assunto complicado, é essencial conhecer os seus nomes e entender como cada tipo de tributação funciona e como é feita sua gestão.
Deixe um comentário